NOTÍCIAS


JUVENTUDE & MEIO AMBIENTE

Em pleno século XXI, sofremos com as mudanças ambientais globais, tudo fruto do processo técnico científico e pela transformação descontrolada em nossos ecossistemas. Neste cenário lastimável a juventude tem um papel fundamental, pois os jovens participam ativamente dos movimentos ambientais há bastante tempo, em mobilizações de denúncia, atividades sociais, eventos e na própria organização civil das ações. 


Estamos vivenciando um período muito interessante de nossa história na odisseia terrestre. É um momento que exige a reformulação de nosso comportamento perante a natureza e perante a própria civilização humana. Eis a crise de três ecologias: uma social, uma ambiental e outra tecnológica. Daí, pensamos em diversas alternativas, sendo que uma das principais é a economia verde. 

Em meio a todo esse processo de reformulação de comportamento sobre a crise socioambiental mundial, reemerge o papel dos jovens articuladores. A juventude se insere, portanto, num cenário de maior complexidade, cuja problemática necessita de analises integradas – uma visão holística do seu comportamento e do comportamento da humanidade. 

Nesta Terça-Feira, 05 de Junho de 2012, o planeta comemora o dia do meio ambiente, criado pela ONU, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano como forma de conscientizar o mundo sobre as mazelas contra a natureza. Todos os anos, são eleitos um país sede e um tema para nortear as campanhas e ser palco das atividades.

Como resposta para a imensa problemática socioambiental e do resultado de um processo de diversas reuniões internacionais, será realizada no Rio de Janeiro no período de 13 à 22 de junho de 2012, onde todos os líderes mundiais irão discutir o futuro de todo biosfera e consequentemente da humanidade, a RIO+20 , mas por trás desse evento culminante onde prevalecerá as decisões de governantes (por quais não confiamos), que terá influência de política partidária, os jovens não ficam por baixo, pois está sendo organizado o que realmente faz a diferença a “oposição bem definida”, que no caso é a “cúpula dos povos”por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20. Para assim, transformar o momento da Rio+20 numa oportunidade para tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados. “Venha reinventar o mundo” é o nosso chamado e o nosso convite à participação para as organizações e movimentos sociais do Brasil e do mundo. Todos estamos nesta luta, rumo a um futuro sustentável. "A FORÇA JOVEM, NÃO TEM LIMITES"


Nenhum comentário:

Postar um comentário


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com